De acordo com dados do Ministério da Saúde, a cada quatro minutos uma mulher é agredida por um homem no Brasil. Em 2018 foram registrados 145 mil casos de violência doméstica, podendo ela ser física, psicológica, sexual, entre outras.
Segundo informações da Polícia Militar (PM) de Campos Altos, de janeiro de 2020 até o presente momento, foram registrados 24 casos de violência doméstica no município. O Tenente Wagner de Paulo Nascimento destacou que tais números preocupam muito e que ocorrências de agressão, ameaça ou lesões corporais leves podem evoluir para homicídios ou lesões corporais graves se o ciclo de violência não for interrompido.
Por causa dos fatos, segundo o Centro de Referência Especializado em Assistência Social - CREAS, que trabalha no enfrentamento da causa em Campos Altos, se alinhou à PM para juntos protegerem as famílias do município.
Os técnicos do CREAS relatam a preocupação em relação ao alto índice de casos de violência doméstica em Campos Altos, e chamam a atenção da população para que denunciem esse e qualquer outro tipo de violação de direitos.
É uma questão muito grave e não podemos ser coniventes com esse problema. Diante de tantas leis, normas nacionais e internacionais é urgente reconhecer a violência doméstica intrafamiliar e proteger as famílias de nosso município, uma vez que a família é referência de todo ser humano e a violência intrafamiliar impede a realização do pleno potencial de trajetórias pessoais e o desenvolvimento global da sociedade. No cenário atual, diante da pandemia do COVID-19, onde a maioria das famílias encontram-se em isolamento social, os estudos indicam o aumento significativo da violência doméstica nos lares, e muitas vezes acontece em silêncio, por isso contamos com o apoio da população e a confiança da vítima para que denuncie essa violação”, disse Lorena Dantas, Assistente Social.
Após a abordagem policial, as vítimas serão encaminhadas para o serviço CREAS, onde serão acolhidos e orientados pela equipe técnica, composta por: Assistente Social, Advogado, Psicólogo e Psicopedagoga. O serviço CREAS está situado na Rua Capitão Virgílio Marques, 33 – Centro. O telefone de contato é o (37) 3426-9174.